A felicidade tem novo lugar, Clube Quinta da Ribeira, o teu Clube Premium.

93 442 14 63 «Chamada para rede móvel nacional»
252 117 533 «Chamada para rede fixa nacional» info@clubequintadaribeira.pt Rua do Rio Pele 51B 4770-217 Joane - V. N. Famalicão Seg - Sex 7h30 - 22h, Sáb 9h30 - 13h / 15h-19h30
Siga-nos
Image Alt

Clube Quinta da Ribeira

Papel da Nutrição na Diabetes

Estudos indicam que no ano de 2000 cerca de 171 milhões de pessoas em todo o Mundo tinham diabetes! Não é por acaso que esta é a epidemia mundial! Uma grande parte dos alimentos ingeridos são posteriormente transformados em glicose (açúcar), que será utilizada como fonte de energia para os músculos e tecidos. A insulina, uma hormona produzida no pâncreas, é responsável por transportar a glicose para os músculos e tecidos, sem esta o organismo não obtém a energia necessária.

A diabetes é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, condição esta designada por hiperglicemia, levando ao deterioramento do estado saúde, surgindo patologias como retinopatia, nefropatia e neuropatia. O pâncreas não tem a capacidade de produzir insulina ou então a produção é insuficiente ou uma mistura dos dois resultando então num aumento da quantidade de glicose no sangue. Esta doença está associada a maior risco de outras comorbilidades, aumento do risco de doenças cardiovasculares e por conseguinte expectativa de vida mais baixa. Os custos associados a esta doença são bastante elevados, isto devido aos custos associados ao internamento, medicação, dispositivos para determinar glicemias, cirurgias e outros. Uma pessoa sem diabetes deve ter antes das refeições uma glicemia entre 80 e 110 mg/dl e depois das refeições entre 110 e 140 mg/dl.

Na figura 1 pode-se verificar quais os valores normais de glicemia no sangue antes e após as refeições.

Figura 1: Valores de glicemia

Principais sintomas:

  • Urinar com mais frequência e em maior quantidade (Poliúria);
  • Sede constante (Polidipsia);
  • Sensação de secura na boca (Xerostomia);
  • Fome constante;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

 

Tratamento

Uma alimentação saudável e prática de exercício físico pode ajudar a estabilizar os valores de glicemia no sangue ou prevenir o aumento desta numa pessoa sem diabetes. Um indivíduo com diabetes deve adquirir hábitos alimentares saudáveis e seguir um plano ajustado às suas necessidades devendo ser sempre acompanhado por uma equipa médica. No tratamento da diabetes com fármacos ou em situações de jejum prolongado ou exercício fisico intenso é muito frequente ocorrer um decréscimo dos níveis de açúcar no sangue, condição esta chamada de hipoglicemia. Na figura 1 pode verificar quais os valores de glicemias característicos de uma hipoglicemia. De forma geral, recomenda-se que uma pessoa com diabetes siga uma alimentação orientada pela roda dos alimentos, isto é, um consumo maior de hortícolas e baixo em gorduras. Quanto aos hidratos de carbono estes devem ser ajustados a cada indivíduo, no entanto de forma geral recomenda-se o consumo de hidratos de carbono complexos como pão escuro, arroz, massa ou batata. A fruta pode e deve ser consumida na diabetes, mas igualmente deve-se ter atenção à quantidade e ser bem distribuída ao longo do dia. Alimentos ricos em fibra ajudam a estabilizar e até mesmo baixar os níveis de glicemia no sangue e proporcionam aumento de saciedade. Os diabéticos devem realizar várias refeições ao longo do dia, evitando estar jejum prolongado.

 

Prevenção da diabetes

  • IMC normoponderal (formula calculada: peso/altura2);
  • Alimentação saudável e variada (redução de açúcares, produtos processados, gorduras e sal); • Atividade física diária;
  • Ingestão de pelo menos 1,5L de água por dia;
  • Evitar o consumo de tabaco.

 

A nutricionista Cátia Pinto Lopes (C.P.3423N)

ADD COMMENT