
O exercício e a prevenção de Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos e a sua ocorrência tem aumentado de forma epidêmica nos países em desenvolvimento. A obesidade, diabetes mellitus, a hipertensão, os níveis elevados de colesterol, a história familiar de doenças cardíacas e a falta de exercício fisico aumentam o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares). Podem ser de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias (artérias do coração) e a doença das artérias do cérebro. Quase todas são provocadas por aterosclerose, ou seja, pelo depósito de placas de gordura e cálcio no interior das artérias que dificultam a circulação sanguínea nos órgãos e podem mesmo chegar a impedi-la.
O exercício físico e qualquer atividade que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, tem o objetivo de alcançar a saúde e bem estar. A razão da prática de exercícios inclui:
O fortalecimento muscular e do sistema cardiovascular;
O aperfeiçoamento das habilidades atléticas;
A perda de peso e ou a manutenção da saúde física e psíquica;
Benefícios da prática regular de Atividade Física
A atividade física realizada de forma regular, estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças incluindo a cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, reduzem os níveis de colesterol, previnem a obesidade, entre outros benefícios. Um dos fatores que tem maior influência no desenvolvimento de doenças relacionadas à cardiopatia é o excesso de peso, indivíduos com muita gordura acumulada, especialmente na zona abdominal, aumentam o risco de ter pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes. Se for obeso, poderá diminuir o risco de vir a ter uma doença cardiovascular, se conseguir reduzir com sucesso o seu peso. Mesmo que perca só 3 a 5 kg isso já pode ajudar a diminuir a sua pressão arterial. Procure saber o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e veja se precisa de perder peso. Deve ter um valor abaixo de 25. Nas Av. Físicas do Clube Quinta da Ribeira pode calcular o seu IMC. Saber quais as limitações de cada paciente antes de determinar os exercícios mais indicados. Para quem já sofreu um enfarte, é necessário começar a atividades físicas o quanto antes, mas não sem antes fazer os exames necessários, como teste ergométrico e o ecocardiograma com o objetivo de verificar a condição física e analisar o funcionamento do coração em relação ao esforço.
Rafael Lopes – Personal Trainer Clube Quinta da Ribeira
Referência Bibliografica:
NEGRÃO, C. E.; BARRETTO, Antonio Carlos Pereira. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. [S.l: s.n.], 2006.
MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
ADD COMMENT
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.