A felicidade tem novo lugar, Clube Quinta da Ribeira, o teu Clube Premium.

93 442 14 63 «Chamada para rede móvel nacional»
252 117 533 «Chamada para rede fixa nacional» info@clubequintadaribeira.pt Rua do Rio Pele 51B 4770-217 Joane - V. N. Famalicão Seg - Sex 7h30 - 22h, Sáb 9h30 - 13h / 15h-19h30
Siga-nos
Image Alt

Clube Quinta da Ribeira

Nutrição e Spinning Pré e pós treino

Uma boa alimentação antes e após qualquer atividade física é determinante para o bem-estar de um individuo. No spinning ocorre um enorme desgaste calórico requerendo assim, uma especial atenção, dado que uma alimentação desajustada pode provocar mau estar associado a desmaios, perdas significativas de massa magra e outros problemas.

Sendo assim aqui ficam algumas dicas de bons alimentos para antes e depois do spinning:
• Hidratos de carbono complexos, isto é, hidratos de absorção lenta, como pão, arroz, massa ou batata. Estes alimentos devem ser consumidos 2h a 3h antes da atividade física para garantir que posteriormente, não ocorrem distúrbios a níveis digestivos ou intestinais. A glicose (açúcar) proveniente dos alimentos é convertida em glicogénio que funciona como um depósito de energia a nível hepático e/ou muscular, ou seja, quando o organismo deixa de ter açúcar suficiente para dar continuidade ao exercício, o corpo converte o glicogénio em glicose para ser novamente utilizada repondo os níveis de energia. São fundamentais no fim do spinning, uma vez que, as reservas de glicogénio devem ser repostas pois, aumentam a capacidade de regeneração do músculo quando combinado com uma alimentação proteica e previne lesões musculares.

• Hidratos de carbono simples, ou de absorção rápida, como a fruta, compota, barra energética ou marmelada dão energia rapidamente para a atividade física, sendo assim, excelente entre 45 minutos a 1h antes do spinning. • Alimentos ou refeições com teor lipídico (gordura) elevado como fast food, frutos gordos ou manteigas devem ser evitados tanto no pré como pós spinning, uma vez que, atrasam a absorção da glicose e esta deve ser reposta rapidamente nos músculos para evitar fadiga e permitir a rápida regeneração do músculo. Para além disso atrasam o esvaziamento gástrico podendo provocar desconforto diminuindo assim o rendimento do atleta. • A nível proteico deve-se garantir um aporte adequado para prevenir ou minimizar as perdas de massa magra. Exemplos são o leite, iogurte, carne, peixe, ovo, leguminosas, soja etc. No entanto, requer-se especial atenção aos lacticínios pois, indivíduos com intolerância aos mesmos ou que não façam bem a digestão destes devem evita-los consumir antes do spinning.

• A hidratação também é fundamental tanto no pré como pós atividade física, seja ela qual for, para então regular a temperatura corporal através da transpiração e permitir o transporte de energia para os músculos. Para além disso, é importante o atleta hidratar-se durante o spinning para evitar desidratação, que aumenta o risco de lesões. À água pode ser adicionado sal e açúcar para assim repor os eletrólitos perdidos e garantir reposição de energia para prevenir fadiga durante a atividade física (exemplo de bebida: isotónico ou géis).

Exemplos de snack antes do spinning:

Pão com marmelada (preferencialmente caseira) com 1 iogurte sólido ou líquido (sólido com melhor tolerância)

Barra proteica diet e uma peça de fruta (exemplo: banana

Exemplo de refeição pós spinning:

Massa com ovo e frango e 1 peça de fruta (não excluir sopa de legumes e salada)

A nutricionista:
Cátia Pinto Lopes (C.P.3423N)

ADD COMMENT