fbpx

A felicidade tem novo lugar, Clube Quinta da Ribeira, o teu Clube Premium.

93 442 14 63
252 117 533 info@clubequintadaribeira.pt Rua do Rio Pele 51B 4770-217 Joane - V. N. Famalicão Seg - Sex 7h30 - 22h, Sáb 9h30 - 13h / 15h-19h30
Siga-nos
Image Alt

Clube Quinta da Ribeira

GLUTAMINA E OS SEUS BENEFÍCIOS

Conheça a glutamina:

As proteínas são nutrientes essências para o funcionamento do organismo, sendo constituídos por uma ou mais cadeias de aminoácidos.

A glutamina é um dos aminoácido que constitui as proteínas, sendo o aminoácido mais abundante no plasma e no tecido muscular. É um aminoácido não essencial, o que significa que a glutamina é sintetizada pelo nosso organismo.

Este aminoácido está envolvido em diferentes funções fisiológicas, tais como proliferação e desenvolvimento celular, no equilíbrio ácido-base, correto funcionamento do sistema imunitário e, também, na reparação e ganho de massa muscular.

Em situações de elevado catabolismo muscular, como após a actividade física intensa e prolongada, a concentração de glutamina pode tornar-se reduzida.

A menor disponibilidade deste aminácido pode levar à diminuição da resistência das células a lesões, levando a processos de apoptose celular.

Desta forma, em atletas com ativiades físicas intensas e prolongadas muitas vezes é sugerido a suplementação com glutamina, devido à sua capacidade de modular a activação de proteínas de stress, que sustenta a capacidade das células em prevenir lesões e contribuir para a síntese proteica.

Suplementação com glutamina:

Na população em geral, a produção da glutamina pelo organismo bem como a glutamina obtida na alimentação, é suficiente para suprir as necessidades deste aminoácido. Contudo existe situações críticas em que esta quantidade pode não ser suficiente, tais como, traumas, pós-operatório ou em exercício físico de elevada intensidade.

A suplementação com glutamina é recomendada após o treino e antes de deitar, numa proporção de 10 g /dia (5g+5g). Contudo vários estudos demonstraram não existir qualquer benefício da suplementação de glutamina, tanto no aumento da massa muscular como da força. Isto deve-se ao facto de que a metabolização deste suplemento pelo organismo é bastante elevado, o que leva a que a dose que chega ao tecido muscular é reduzida não apresentando efeitos evidentes.

Onde podemos encontrar a glutamina na alimentação:

A glutamina pode ser encontrada em diversos alimentos, tais como, carne, peixe, ovos, lacticínios, repolho, espinafres, salsa, entre outros.

Conclusão:

A glutamina, embora classificada como aminoácido não essencial, é, importante para o correto funcionamento do nosso organismo, nomeadamente quando há uma prática de actividade física intensa. Na maioria da população a sua produção endógena bem como a obtida pela alimentação, quando existe uma alimentação correta e equilibrada, é suficiente, não havendo necessidade de suplementação de glutamina.

Referências Bibliográficas:

1. Cruzat, Vinicius Fernandes, Petry, Éder Ricardo, Tirapegui, Julio, Glutamina: aspectos bioquímicos, metabólicos, moleculares e suplementação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2009

2. Candow DG, Chilibeck PD, Burke DG, Davison KS, Smith-Palmer T. Effect of glutamine supplementation combined with resistance training in young adults. Eur J Appl Physiol, 2001

ADD COMMENT