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Clube Quinta da Ribeira

Dicas para potenciar as Caminhadas

A caminhada é o seu exercício preferido? Aumente o potencial que esta pode ter na sua forma física e aproveite os benefícios que traz à sua saúde.

Caminhar é uma das nossas formas favoritas de fazer exercício físico. É simples, acessível e repleta de benefícios para a saúde do praticante. O nosso Diretor Técnico Mário Fernandes apresenta quatro dicas e sugestões de exercícios, onde pode melhorar as suas caminhadas e consequentemente a sua saúde.

  1. Intercale a caminhada com períodos de maior intensidade:Torne os seus passeios mais eficazes adicionando “intervalos de intensidade” – períodos em que intensifica o ritmo, andando mais rápido ou até mesmo integrando a corrida. Quando estiver cansado, volte a andar à sua velocidade regular até ter energia para outro intervalo de intensidade. Intercale entre esses dois estados até terminar o seu treino. Esta forma de treino tem diversas vantagens. Faz o seu coração bombear mais volume de sangue, queima gordura, faz com que os seus músculos trabalhem mais e, principalmente, impede que o seu corpo “se acomode” a uma velocidade (garantindo que o corpo se exercita).
  2. Ande de um lado para o outro com os Monster Walks (deslocamentos laterais)Quem disse que “andar de um lado para o outro” é mau, claramente nunca ouviu falar dos monster walks. Este movimento fortalece os seus gémeos, quadril e quadríceps de uma só vez – e é muito simples de fazer:
    1. Dê um passo lateral rápido para a direita com o pé direito;
    2. Leve o pé esquerdo para onde estava o seu pé direito;
    3. Quando o pé esquerdo descer, mova novamente o pé direito para a direita;
    4. Volte a levar o seu pé esquerdo para onde o pé direito estava.

Repita o movimento até ter percorrido uma distância suficiente na lateral, volte e siga para o lado esquerdo.Tente fazer isso o mais rápido possível e o máximo de vezes que conseguir para obter os melhores resultados.

  1. Utilize escadas

As escadas são subestimadas quando se trata do bem que fazem à saúde. De acordo com alguns autores, subir oito a dez lances de escadas por dia, pode ajudar a evitar o ganho de peso, doenças cardio vasculares e a pressão arterial.

Com tantas vantagens, incorporá-las na sua rotina de treino é algo fundamental, já experimentou a simuladora de escadas do Clube Quinta da Ribeira?

  1. Realize lunges e agachamentos ao longo da caminhada 

Com esta combinação de lunge/agachamento/caminhada, vai estar a treinar eficazmente os seus músculos do core e das pernas.

  1. Comece por fazer Lunge. Com as mãos na cintura, dê um passo em frente usando a perna direita;
  2. Mantenha as costas direitas, dobre a perna esquerda até ficar a alguns centímetros do chão e a direita ficar num ângulo de 90 graus;
  3. Volte para cima, trazendo o pé esquerdo para junto do direito.

  1. Agora, para realizar um agachamento. Com os pés afastados à largura dos ombros, dobre os quadris e os joelhos, mantendo os pés esticados, o abdómen contraído e as costas direitas.
  2. Volte à posição de pé.
  3. Repita novamente as etapas anteriores mas agora usando a perna oposta.
  4. Faça algumas repetições desta sequência de exercícios.

Bons Treinos!

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