
Performance
A Ribeira Performance é só para atletas profissionais ou adequa-se paraprincipiantes/ atletas amadores?
Apesar dos treinos terem um grande nível de exigência e o objetivo principal seja atingira otimização do rendimento desportivo, o treino não é exclusivo para atletas de alta competição, já que o treino será sempre definido tendo em conta as limitações físicas, condições fisiológicas, a especificidade da modalidade e os objetivos pessoais. Este é o principal motivo do sucesso deste projeto e o que o torna único – INDIVIDUALIDADE dentro de uma EQUIPA MULTIDISCIPLINAR em buscado OBJETIVO PESSOAL.
O porquê deste planeamento?
O objetivo desteprojeto e tendo em conta a metodologia é alcançar o objetivo pessoal ( vencer ocampeonato; realizar a primeira maratona ou ultra trail; saltar mais alto, sermais rápido, suportar o contacto físico, ser mais ágil, aprender a correr) tendo todas as ferramentas necessárias para esse fim.
Um planeamento e
periodização eficiente conduz a resultados nas qualidades físicas. Os
resultados são monitorados constantemente pela nossa equipa, atuando sempre de
forma a diminuição do risco de lesão e aumento da performance desportiva,
alcançando resultados para além dos aspectos físicos, melhorando também a
autoconfiança e auto-estima.
Um dos aspetos absolutamente decisivos e fundamentais para o sucesso desta metodologia de treino é o planeamento/programação de treino, onde está bem explícito apósavaliação:
- Objetivo principal
- Fraquezas/défices vs Pontos fortes do atleta
- Variância de Treino
- Especificidade da modalidade
- Fatores externosinerentes ao sucesso
- Meta sem Lesão
- Planeamento Eficiente =Resultados
Os Treinos individuais ou em Small Group serão iguais para todos?
Uma peça chave deste projeto é Individualidade, Especificidade e esses fatores levam-nos à Variância de Treino. Esta variância pode ser dada por diferentes fatores, como:
- Padrões de movimento
- Equipamento
- Carga
- Intensidade
- Número de repetições
- Sistemas Energéticos
- Movimentos típicos da Modalidade
É importante o treino de força, potência e mobilidade para o atleta?
A investigação científica têm vindo a comprovar que o treino das qualidades físicas direcionado à diminuição do risco de lesão e não só para o aumento dos níveis de força absolutos, diminui o risco de lesão drasticamente, mantendo o atleta sempre pronto a treinar e competir. Também o facto do treino da modalidade, como por exemplo o Futebol, a corrida de fundo, o ténis, privilegiarem determinadas qualidades físicas, outras qualidades físicas não são treinadas, o que cria disfunções como assimetrias musculares e posturais que desencadeiam os mecanismos de lesão. Outra situação é a promoção de adaptações constantes, pois se realizarmos sempre o mesmo treino, o organismo vai adaptar-se e, a partir desse momento, dificilmente iremos progredir em termos de resultados. Sendo assim estamos aptos para oferecer ao atleta/jogador um estímulo diferente para que o organismo esteja sempre a ser desafiado e a superar-se, superando a performance anterior, em todas as variantes de condição física.
ADD COMMENT
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.