
Benefícios da Corrida
Atualmente, existem inúmeras evidencias do efeito do exercício em geral, e da corrida em particular, em variadíssimas áreas da saúde e bem-estar. Como poderemos ver a seguir, os efeitos estão bem para além do impacto físico e fisiológico. Os domínios comportamentais e psicológicos são, apesar de menos conhecidos, não menos importantes nessa aceção mais global de saúde:
Reforço do sistema imunitário: A corrida realizada de forma adequada é um excelente estimulo para o sistema imunitário. Pessoas ativas registam uma menor incidência, por exemplo, de infeções respiratórias das vias superiores, muito comuns na população sedentária.
Diminuição da pressão arterial. Alguns autores referem que a corrida realizada a baixa intensidade e com elevada regularidade pode fazer baixar a pressão arterial máxima e mínima de forma clinicamente significativa.
Colesterol e triglicerídeos. A corrida constitui-se como uma ajuda importante na diminuição do colesterol total e no aumento das HDL, ou seja, o denominado “colesterol bom”. População que realiza corrida, têm por norma, um perfil lípido mais saudável e com menor exposição a acidentes cardiovasculares.
Osteoporose. A ação metabólica do exercício na regulação do cálcio e consequência do impacto provocada pela corrida no tecido ósseo são dois dos efeitos decisivos da corrida na prevenção da osteoporose. A população que realiza corrida tem uma densidade óssea maior, especialmente nos membros inferiores, tornando-se mais resistentes às fraturas.
Gestão do Stress. Alguns estudos têm vindo a mostrar que os praticantes de exercício físico, tem níveis mais baixos de hormonas de stress em repouso. A libertação de neurotransmissores a nível cerebral é também um efeito ansio génico importantíssimo e com efeitos relevantes na saúde mental.
Função cerebral. As pessoas que realizam exercício físico regular, apresentam alterações positivas, seja na morfologia do cérebro, seja na sua funcionalidade. Existem estudos que reconhecem efeitos na memória, na criatividade e no raciocínio.
Neste sentido, e dada a popularidade da corrida, as vantagens são significativas, seja do ponto de vista da saúde, como treino complementar para outras modalidades ou simplesmente como lazer.
Soares, J. (2015). Running. Muito mais do que correr. 1ª edição, Porto Editora. Porto.
Silva, I (2017). O meu plano do bem. 4ª edição, Manunscrito, Queluz de Baixo.
ADD COMMENT
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.