A felicidade tem novo lugar, Clube Quinta da Ribeira, o teu Clube Premium.

93 442 14 63 «Chamada para rede móvel nacional»
252 117 533 «Chamada para rede fixa nacional» info@clubequintadaribeira.pt Rua do Rio Pele 51B 4770-217 Joane - V. N. Famalicão Seg - Sex 7h30 - 22h, Sáb 9h30 - 13h / 15h-19h30
Image Alt

Clube Quinta da Ribeira

Alimentação nas doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares (DCV) são das principais causas de morte por doença em todo o Mundo. Uma alimentação desequilibrada e a ausência de exercício físico são dos fatores que mais contribuem para o risco das DCV.

Atualmente vivemos num Mundo de excessos: excesso de gordura, de sal, de açúcar, de produtos processados e de álcool e em contrapartida o consumo de hortícolas e frutas está cada vez mais esquecido, tal como, outros produtos que deveriam fazer parte de uma alimentação saudável como os hidratos de carbono complexos, peixe, leguminosas etc. Com este padrão alimentar surgem ainda outras doenças que estão associadas a maior risco de DCV, como é o caso da hipertensão
arterial que se caracteriza pelo aumento da tensão arterial, geralmente devido a uma alimentação rica em sal. Em Portugal, o cenário é muito negativo, uma vez que, a Organização Mundial da Saúde (OMS recomenda uma ingestão de sal diário de cerca de 5g, e os portugueses consomem em média mais de 10g/dia, destacando-nos como um dos países com maior percentagem de DCV.

Sendo assim como medidas preventivas para DCV podem-se destacar as seguintes:

• Alimentação completa, variada e equilibrada – a roda dos alimentos é um excelente guia para reeducar os seus hábitos alimentares. A roda está dividida em vários grupos, em que o grupo com maior dimensão é aquele que deve ser consumido em maior quantidade (como os vegetais e a fruta) e o grupo de menor dimensão é aquele que deve ser consumido em menor quantidade (como as gorduras: azeite, manteiga etc.). Para além disso, dentro de cada grupo deve variar o produto, pois estes são semelhantes entre si.

• Consumo de sal reduzido (menos de 5g/dia de sal adicionado – 1 colher rasa de sobremesa)
• Consumo de álcool moderado (deixar para dias de festas)
• Prática de exercício físico diário
• Índice de massa corporal (IMC) entre 18,5-24,9 kg/m2 (exclui-se atletas ou indivíduos com uma percentagem de massa magra elevada)